Rua Carlos Gomes, 276, Centro, Salvador - BA

ESPECIALIDADES

Prótese Fixa

Prótese Fixa

Próteses
Próteses são aparelhos utilizados em substituição aos dentes ausentes que podem ser fixas ou retiradas e recolocadas na boca. Embora leve algum tempo para que a pessoa consiga se habituar a utilizá-las e embora não sejam exatamente iguais aos dentes naturais, atualmente elas oferecem uma aparência mais natural e maior conforto quando comparadas a aquelas de alguns anos atrás.
Existem dois tipos principais de próteses: totais (dentaduras) ou parciais, que podem ser fixas ou removíveis. Seu dentista irá ajudá-lo a escolher o tipo de prótese mais apropriado, dependendo do número de dentes a ser substituídos e o custo do tratamento.

 

 

Prótese fixa
Popularmente conhecida como “coroa” ou “ponte”, esse tipo de prótese pode ser unitária quando um dente, por exemplo, é destruído pelo agravamento de uma cárie. Nos casos, onde a coroa do dente é inutilizada, o dentista deve realizar o tratamento de canal para depois cimentar a prótese unitária. Nos casos onde o dente já passou por diversas restaurações, não é necessário o tratamento de canal, apenas o desgaste do dente para que seja feita uma coroa nova com um material cerâmico. Nos casos onde a prótese fixa é parcial, os dentes remanescentes são utilizados como pilares para a colocação da prótese.

Implante retentor da prótese fixa
Os implantes dentários são aqueles instalados diretamente sobre o osso maxilar para então receber a prótese. Eles funcionam como um substituto das raízes naturais dos dentes, fazendo o papel de retentores da prótese. Implantes são recomendados para os casos em que não é possível a utilização da prótese removível ou que ela se torna muito incomoda para o paciente.
Os implantes dentários podem ser feitos de cerâmica ou acrílico, o que confere aos dentes artificiais um aspecto muito parecido com os dentes naturais. A desvantagem desse tipo de prótese é a higienização. Embora seja elas se pareçam bastante com os dentes naturais, o processo de limpeza não é tão simples quanto o da prótese removível. Por isso, nesses casos, o paciente deve visitar regularmente o seu dentista para fazer a limpeza.
A vantagem é que, como a prótese fica fixa, muitos pacientes se sentem mais seguros e confiantes com ela.

Facetas:
As facetas de porcelana são um meio rápido de conseguir um lindo sorriso e esse tratamento é perfeito para pessoas com dentes manchados, lascados ou apresentando espaços. Mas as facetas são um tratamento irreversível, de modo que sua colocação envolve uma grande decisão. Antes de a pessoa e o dentista decidirem se o procedimento é correto para essa pessoa, é importante ter as informações corretas sobre facetas, o custo e a melhor maneira de cuidar delas.

O que são facetas?
De acordo com a Academia Americana da Odontologia Cosmética (AACD), uma faceta é uma "peça fina de porcelana usada para recriar a aparência natural dos dentes, ao mesmo tempo em que fornece força e elasticidade comparável ao esmalte do dente natural." Elas são moldadas para acompanhar o contorno dos dentes e coladas ao esmalte natural durante vários procedimentos de consultório.

Por que as facetas são usadas em Odontologia?
As facetas são uma opção menos invasiva que as coroas ou os aparelhos.Além dos benefícios estéticos, as facetas podem ser usadas para fechar espaços ou corrigir pequenos desalinhamentos. Os pacientes também escolhem facetas como uma solução cosmética para realçar o brilho dos dentes e reforçar o sorriso, corrigindo questões como descoloração, fraturas ou lascas.

Facetas de porcelana
O material mais comum usado para as facetas são as de porcelana e a faceta de resina composta.

Colocação de facetas
O processo típico envolve uma ou duas consultas. Se a faceta for pré-fabricada, o procedimento poderá ser feito em uma consulta e se o laboratório estiver fazendo as facetas, o procedimento exigirá duas consultas. Vamos nos concentrar em destacar a colocação da faceta de porcelana criada pelo laboratório:

A anestesia local nem sempre é necessária para a colocação de facetas. Entretanto, dependendo da sensibilidade do paciente, ela pode ser usada, se necessário. O dentista deverá limpar o dente e determinar o formato correto para a faceta. Ele removerá uma quantidade muito pequena do esmalte para fornecer espaço para a colocação da faceta no dente.
É feita uma moldagem do dente para o laboratório e uma faceta temporária será colocada no dente com o local da gravação no centro do dente, longe das margens.
Quando o laboratório entregar a faceta ao dentista, a faceta temporária será removida e o dente será limpo com pedra-pomes e água. A faceta receberá um tratamento de superfície , lavada completamente com água e secada. Coloca-se o adesivo na preparação e depois o cimento e a faceta são colocados para o ajuste e o contorno corretos.

A seguir a faceta é tratada durante 60 segundos com luz em toda a sua superfície para colagem à estrutura do dente.
O dentista removerá o material em excesso e fará o polimento das margens da faceta.
Muitos dentistas programam uma consulta de acompanhamento para verificar o conforto; uma faceta confortável terá longa duração.

Cuidados com as facetas:
Deve-se escovar e usaro fio dental como a pessoa faria com os dentes regulares. Escovar adequadamente os dentes diariamente e usar cremes dentais com flúor não abrasivos. Limitar o consumo de café e de outros alimentos causadores de manchas.
Tenha em mente que as facetas terão de ser substituídas em algum momento, independentemente da maneira correta com que você cuida delas. Mas a higiene bucal ajudará a prolongar sua vida útil o mais possível.
Se você se decidir pelas facetas, deverá consultar o dentista e certificar-se de ter compreendido todo o processo e o custo. Um belo sorriso faz a pessoa se sentir melhor e pode aumentar a confiança e o bem-estar.

Lentes de Contato:
Tratamento estético sem desgaste e sem anestesia, as Lentes de Contato dentais são finas camadas de porcelana aplicadas ao dente, que podem alterar sua cor, formato e tamanho para um sorriso perfeito em poucos minutos.
As Lentes de Contato dentais são indicadas para pequenos ajustes nos dentes, que não necessitam de desgastes. Dentes com bordas desiguais, espaços e restaurações bicolores são bons candidatos e, por ser um tratamento rápido, é desejo de muita gente em busca do sorriso perfeito.

lentes-contato-dental2

O tratamento com Lentes de Contato dentais são muito semelhante aos trabalhos com Facetas de Porcelana, com a diferença que as lentes são mais finas, e por esse motivo não necessitam de desgaste. Porém se o paciente necessitar de ajustes maior para conseguir o sorriso perfeito, ele deve procuram por tratamentos de Facetas de Porcelana ou Coroas E-Max.

MARQUE UMA CONSULTA

Estamos à disposição para te atender com a atenção e qualidade que virou referência na Bahia.